Menu
Na Hora H!

Homem descobre larvas em seu cérebro nos EUA

Após uma tomografia computadorizada, os médicos identificaram vários cistos em seu cérebro

João Victor Rodrigues

14/03/2024 11h50

Foto: American Journal of Case Reports via CNN Newsource

Em um caso raro de infecção parasitária relatado na Flórida, um morador, sofrendo de enxaquecas cada vez mais intensas, descobriu que tinha larvas de tênia parasitárias em seu cérebro.

O paciente, um homem de 52 anos cuja identidade não foi revelada, procurou ajuda médica ao perceber que suas enxaquecas estavam piorando significativamente ao longo de quatro meses. Além disso, os medicamentos habituais para o controle da dor não estavam mais funcionando.

Inicialmente, os médicos suspeitaram de uma condição neurológica rara chamada cistos neurogliais congênitos. Para confirmar o diagnóstico, o paciente foi transferido para um hospital em Orlando, onde um neurocirurgião foi chamado para o caso.

Os exames realizados no hospital revelaram que na verdade se tratava de larvas parasitárias de tênia que haviam se alojado em seu cérebro, resultando em uma infecção conhecida como neurocisticercose.

A neurocisticercose ocorre quando o cérebro é infectado pelos ovos de tênia, que se desenvolvem em cistos larvais capazes de infectar o cérebro, músculos ou outros tecidos. Conforme informações do CDC, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, esta condição é uma das principais causas de convulsões em adultos em países com saneamento precário e criação de porcos em ambiente não controlado.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado