Menu
Na Hora H!

Governador sanciona lei proibindo trans em competições femininas

Político americano também sancionou lei que proíbe pessoas trans de mudarem nome em certidões de nascimento

Redação Jornal de Brasília

01/04/2020 10h56

O estado de Idaho, nos Estados Unidos, passou a proibir a participação de atletas transgênero em eventos esportivos femininos, de acordo com a lei HB500, sancionada pelo governador republicano Brad Little, na segunda-feira (30). O estado é o primeiro do país a fazer a proibição.

A HB500 é conhecida nos EUA como Lei pela Justiça nos Esportes Femininos (em tradução livre). Segundo o texto da lei, o gênero de um estudante apenas pode ser determinado examinando sua anatomia reprodutiva, sua carga genética ou níveis de testosterona naturalmente produzidos pelo organismo. Dessa forma, a lei salienta que esportes designados para o sexo feminino não devem ser abertos para outro gênero. Little também sancionou a lei HB 509, proibindo que pessoas trans mudem os seus nomes em certidões de nascimento.

A organização social, União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, na siga em inglês), criticou as medidas sancionadas pelo governador e classificou as ações como  “discriminatórias” e “inconstitucionais”. A corredora transgênero Lindsay Hecox também se opôs à medida. Segundo a atleta, a lei nega a oportunidade de atletas como ela competirem. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado