Menu
Na Hora H!

Fortaleza e proximidades tem quinto dia de terror e explosão

Já foram pelo menos 28 ataques registrados. Dez pessoas foram capturadas até a noite de segunda (23)

Marcus Eduardo Pereira

24/09/2019 19h35

Da Redação
[email protected]

Pelo menos 17 ataques nessa segunda-feira (23) e dois nesta terça-feira (24) aterrorizaram Fortaleza e o interior do estado do Ceará. Já foram pelo menos 28 ataques registrados nos últimos cinco dias. Dez pessoas foram capturadas até a noite de segunda.

Entre os alvos estão prédios públicos, caminhões, ônibus e carros de concessionárias. Os mais recentes foram a 15ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal, no Bairro Vila Velha, na capital, onde uma bomba caseira foi detonada; Dois caminhões queimados em Maracanaú, na Grande Fortaleza; Um caminhão incendiado no pátio da sub-prefeitura de Pacatuba, na Grande Fortaleza; Cinco veículos estacionados na garagem da prefeitura do município de Jucás, a 407 quilômetros de distância da capital, também atingidos pelo fogo; Um caminhão sobre a ponte do Rio Ceará, que liga Fortaleza a Caucaia e dois ônibus estacionados em um posto de gasolina, no Bairro Palestina, na cidade de Canindé.

Pelo menos três ônibus do transporte coletivo, dois carros da empresa Enel Distribuição Ceará e um carro da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) também foram incendiados em Fortaleza nessa segunda-feira (23). Testemunhas afirmam que homens colocaram fogo nos veículos usando gasolina. As ações começaram por volta de 12h.

Pelo menos duas pessoas ficaram feridas nas ações. Um motorista ficou ferido na perna em um ataque a uma topique no Bairro Sítio São João, em Fortaleza, e o motorista de um caminhão teve uma queimadura no braço quando o veiculo onde ele estava foi incendiado em Maracanaú.

 

Retaliação

A hipótese é de que a sequência de ataques começou após um plano de fuga em massa de um presídio em Aquiraz, na Grande Fortaleza, ser descoberto. Com a punição dos presos, os ataque do lado de fora das unidades prisionais foram iniciados.

O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou que “não iria recuar” das medidas mais rigorosas nos presídios do estado. “Não recuaremos em absolutamente nada nas medidas que foram tomadas até aqui. Muito pelo contrário, seremos cada vez mais rigorosos com quem desrespeitar a lei. A possibilidade do retorno às regalias nos presídios é zero”, afirmou.

Prisões

Dois suspeitos foram presos e um adolescente apreendido com garrafas de plástico contendo gasolina , na noite desta segunda-feira (23), no Bairro Novo Pabussu, em Caucaia, na Grande Fortaleza.

De acordo com a polícia, o trio foi abordado por agentes da Companhia de Policiamento com Cães (Cotar), na Rua Félix Gomes da Silva. Guibson Rodrigues Morais, 19, Júlio Moraes da Silva, 20, e um adolescente de 16 anos, foram encaminhados para a Delegacia Metropolitana de Caucaia. Dez pessoas foram capturadas desde o início dos ataques.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado