Menu
Na Hora H!

Coronavírus: novo sintoma da doença provoca erupções cutâneas

Os “dedos de covid” ocorrem quando aparecem diversas lesões nos pés dos pacientes, mesmo na ausência de outros sintomas

Redação Jornal de Brasília

04/05/2020 12h56

Um estudo realizado na Espanha observou a ocorrência de novos sintomas relacionados ao novo coronavírus. As erupções cutâneas ocorrem, geralmente, em pacientes mais jovens e podem atingem os dedos.

Os “dedos de covid” estão entre as cinco erupções cutâneas observadas e ocorrem quando aparecem diversas lesões nos pés dos pacientes, mesmo na ausência de outros sintomas. Os médicos espanhóis informaram que as erupções cutâneas podem durar vários dias.

Foto: COVID-PIEL STUDY

De acordo com o responsável pelo estudo, Ignacio Garcia-Doval, a erupção cutânea mais comum são as maculopápulas que atingem o torso dos pacientes. São pequenas brotoejas avermelhadas e achatadas ou elevadas que aparecem na região.

Foto: COVID-PIEL STUDY

Ao todo, os profissionais de saúde espanhóis compartilharam informações acerca de 375 paciente com Covid-19 que apresentaram os novos sintomas. 

As cinco erupções cutâneas relatadas foram:

  • Lesões semelhantes a frieiras que atingem os pés e as mãos. Podem persistir por aproximadamente 12 dias. Ocorreu em 19% dos casos.
  • Pequenas bolhas que podem causar coceira e atingem o torso e os membros. Ocorrem geralmente em pacientes de meia idade e persistem por cerca de 10 dias. Ocorreu em 9% dos casos.
  • Manchas rosadas ou brancas acompanhadas de coceira. Aparecem no corpo e, às vezes, nas palmas das mãos. Ocorreu em 19% dos casos.
  • Maculopápulas, pequenas protuberâncias vermelhas achatadas e elevadas. Representaram a maior parcela dos casos e persistem por cerca de sete dias. Ocorreu em 47% dos pacientes.
  • Livedo, ou necrose, ocorreu em 6% dos casos monitorados. São manchas vermelhas ou azuis que aparecem com um padrão semelhante ao de redes. É decorrente de uma má circulação sanguínea.

Os médicos alertam que as erupções cutâneas podem ter muitas causas e pode ser difícil diferenciá-las sem conhecimento médico. A Academia Americana de Determatologia está compilando um registro de sintomas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado