Menu
Na Hora H!

Coronavírus: com 100% de leitos de UTI ocupados, município acumula corpos e prefeito atende pacientes

60 pacientes em estado clínico grave aguardam por atendimento e 51 profissionais de saúde estão afastados porque foram infectados pela Covid-19

Redação Jornal de Brasília

05/06/2020 11h49

O município de Santarém-PA tem acumulado corpos rotineiramente devido a pandemia do novo coronavírus. Diante do caos sanitário, o prefeito de Santarém, que é médico, passou a atuar na recuperação de pacientes com a Covid-19. Nessa quarta-feira (3), foram registrados oito óbitos com suspeita da doença. Os corpos ainda não foram encaminhados para o cemitério da cidade e permanecem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 

Santarém está com 100% dos 48 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados no hospital regional, além disso, há 60 pacientes em estado clínico grave que aguardam por atendimento. Ao todo, 51 profissionais de saúde estão afastados porque foram infectados pela Covid-19.

Os profissionais de saúde que atuam em Santarém relataram exaustão. O município já acumula 98 mortes, sem contabilizar os oito corpos da quarta-feira, e 2.003 casos confirmados do novo coronavírus.

O prefeito da cidade Nélio Aguiar, que é médico, passou a atuar na UPA no início da semana. Sem UTI,  o local conta apenas com salas de estabilização montadas para pacientes com quadros mais delicados.

Os pacientes com estado clínico grave que necessitam de internação são encaminhados para o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará. Já o Hospital de Campanha de Santarém recebe apenas pacientes de baixa e média complexidade.

Diante do colapso da saúde, o governo de Santarém chegou a ter lockdown, com total restrição da circulação de pessoas até o último dia 31. Na segunda-feira (1), o comércio de rua reabriu. Para evitar aglomerações, a prefeitura, porém, impôs um “rodízio” de pessoas circulando nas ruas. Ainda na segunda-feira, Nélio Aguiar inaugurou uma usina de gases medicinais, que vai funcionar dentro do hospital municipal. A estrutura, montada no hospital municipal, tem o intuito de fazer o processamento de oxigênio usado no tratamento dos pacientes da cidade

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado