Menu
Na Hora H!

Cientistas desvendam mistério de crateras gigantes

De acordo com o artigo, o fenômeno é provocado por poderosas explosões de gás metano

Redação Jornal de Brasília

17/02/2021 10h40

Cientistas russos descobriram a causa das misteriosas crateras localizadas na tundra da Sibéria (Rússia). Um estudo sobre o assunto foi publicado na semana passada, na revista “Geosciences”.

De acordo com o artigo, o fenômeno é provocado por poderosas explosões de gás metano. O metano é um potente gás de efeito estufa que se acumula na “permafrost”, tipo de solo encontrado na região do Ártico. O gás retido provoca explosões e joga gelo e rocha a centenas de metros de distância.

Dessa forma, são formadas as crateras que, de acordo com os cientistas, são evidências das mudanças climáticas.

Já foram encontradas 17 enormes crateras nas penínsulas de Yamal e Gyda, que avançam no Oceano Ártico. A primeira foi descoberta em 2013.

Com o auxílio de drones, da modelagem 3D e da inteligência artificial, os pesquisadores conseguiram revelar a existência de metano no interior da cratera, em uma profundidade de 10 a 15 metros.

Isso só foi possível porque a água da superfície ainda não havia se acumulado na cratera, na época em que a pesquisa foi realizada.

Sobre o processo de formação, os cientistas enfatizam que, antes de explodir, o metano deforma o relevo devido à pressão e gera um morro na região. Posteriormente, esse monte cresce até provocar uma explosão de gelo e outros detritos, deixando para trás uma enorme cratera. No entanto, ainda não está claro a fonte do metano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado