Menu
Na Hora H!

Cibercriminosos aplicam golpe de “auxílio coronavírus” no WhatsApp

Falsas informações são distribuídas através de correntes que prometem suposto benefício e induzem usuário a acessar link malicioso

Redação Jornal de Brasília

24/03/2020 10h36

2 milhões de usuários do WhatsApp foram vítimas de golpes que circulam através do aplicativo. Entre as falsas mensagens, estão boatos que utilizam nomes de grandes marcas e prometem fornecer informações sobre a pandemia da Covid-19, distribuição de álcool em gel, serviços de assinatura grátis ou “auxílio cidadão coronavírus”.

A empresa PSafe detectou 19 golpes e seis aplicativos maliciosos que utilizam a pandemia e o período de quarentena para atrair vítimas. A forma de agir é semelhante. As falsas informações são distribuídas através de correntes que prometem um suposto benefício e induzem o usuário a acessar o link malicioso.

De acordo com o diretor do laboratório especializado em segurança digital da PSafe, Emilio Simoni, os cibercriminosos utilizam acontecimentos de grande repercussão para tornar o ataque mais verídico. 

Um dos golpes é aplicado através de um suposto “Auxílio Cidadão 2020”, que afirma aos trabalhadores que eles e pessoas de baixa renda têm direito a um “auxílio coronavírus”, no valor de R$ 200 ao mês. Como condição para obter o benefício, a vítima teria que acessar um link malicioso.

Essa corrente passou a ser compartilhada em grupo de WhatsApp neste domingo (22), ela se aproveita de decisões anunciadas nos últimos dias pelo governo, mas que ainda não foram aprovadas. A fake news foi desmentida pela Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, no mesmo dia em que foi compartilhada.

Segundo uma pesquisa da PSafe, cerca de 42,5 milhões de brasileiros já receberam ou acessaram informações falsas sobre a Covid-19. Para 43,2%, o WhatsApp é a plataforma mais utilizada para divulgar as notícias mentirosas.

Como não cair no golpe

É preciso desconfiar de mensagens com apelo emocional ou que ofereçam brindes, além de buscar fontes oficiais, como o Ministério da Saúde, e jornais e sites confiáveis que possam confirmar uma informação.

O Ministério da Saúde conta com o WhatsApp (61) 99289-4640 para desmentir as fake news. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado