Menu
Na Hora H!

Brasil, Exportador de Bijuterias! Bolsonaro faz Brasil passar vexame no G20

O presidente Jair Bolsonaro foi percebido como personagem tóxico por líderes internacionais

Redação Jornal de Brasília

28/06/2019 15h42

Da Redação
[email protected]

O presidente Jair Bolsonaro foi percebido como personagem tóxico por líderes internacionais.Devido a isso o Brasil se tornou motivo de piada internacional com a participação de Jair Bolsonaro no encontro do G20, as nações mais ricas do mundo, em Osaka, no Japão 

Ele fez a sua típica live no Facebook e em um tom de deboche falou sobre o escândalo do tráfico de drogas no avião presidencial. Além disso comentou a possibilidade do Brasil começar a exportar bijuterias de nióbio. 

“Eu falei tanto em nióbio, eu falava que aqui no Japão, inclusive, tinha aplicação para o nióbio para bijuterias. Temos aqui um pequeno cordãozinho. Ele é azul, mas tem de várias cores A vantagem disso em relação ao ouro primeiro são as cores, que variam”, começou o presidente.

Logo depois, destacou mais qualidades positivas do minério – as maiores reservas do mundo estão no Brasil. “Ninguém tem reação alérgica a nióbio. Alguns têm a ouro. Às vezes a mãe põe um brinquinho na orelha da menina. Menina, para deixar bem claro. E tem reação”, disse o presidente, lembrando que é criticado quando fala de nióbio.

“As aplicações são muitas, essa aqui é apenas a bijuteria. Comprei aqui. Custou caro, hein? Sabe quanto? Isso custa US$ 1 mil, mais ou menos R$ 4 mil reais”, afirmou.

Em julho de 2016, o então deputado Jair Bolsonaro, que já demonstrava disposição de ser candidato à Presidência, visitou Araxá-MG, para conhecer uma mina de extração do mineral. Em um vídeo de 20 minutos gravado na região, ele diz que o mineral deve ser mais explorado no Brasil e ouve pessoas da cidade sobre o nióbio.

“Hoje em dia o nióbio em grande parte é utilizado na metalurgia, na construção de prédios, em chassis de automóveis. Mas também se estuda e muito sua aplicação em condutores, baterias, vidros inteligentes e tantas outras utilidades que sequer nós ainda temos conhecimento. Isso tem que mudar. Precisamos sim de um Vale do Nióbio no nosso Brasil”.

Segundo o jornalista Fábio Pannunizio, âncora da Band, Bolsonaro conseguiu transformar o Brasil nas Filipinas das Américas, numa alusão ao presidente Rodrigo Duterte, motivo de vergonha internacional.

Com informações do Estadão Conteúdo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado