Menu
Na Hora H!

Bisavó de 97 anos é sobrevivente mais velha do coronavírus no Brasil

Além da idade avançada, idosa também possui dois stents no coração

Redação Jornal de Brasília

13/04/2020 10h51

Gina Dal Colleto, de 97 anos, precisou ser hospitalizada após apresentar sintomas de Covid-19, no dia 1° de abril. A idosa recebeu alta do Hospital Vila Nova Star de São Paulo, nesse domingo (12), e foi aplaudida pela equipe médica.

Após alguns exames, o diagnóstico da idosa revelou influenza (gripe comum) e covid-19. Ela teve de ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com oxigênio para ajudar na respiração. Além da idade avançada, Gina também possui dois stents no coração, utilizados para restaurarem o fluxo sanguíneo. Apesar dos fatores de risco, a idosa conseguiu superar a doença.

Dal Colleto recebeu alta e saiu de cadeira de rodas do hospital, enquanto era  aplaudida por médicos e enfermeiras. De acordo com os registros divulgados pelo Ministério da Saúde, ela se tornou a sobrevivente mais velha do Covid-19  do Brasil, país latino-americano mais atingido pelo surto.

A pasta afirma que 1.223 pessoas morreram em resultado do surto, nesse domingo (12), 99 mais do que o total do dia anterior. O país tem 22.169 casos confirmados.

Dal Colleto vem de uma família italiana de 11 irmãos. A idosa tem seis netos e cinco bisnetos. Ela mora sozinha, em Santos-SP,  e gosta de andar, fazer compras e cozinhar. 

O presidente Jair Bolsonaro rotulou a doença como “uma gripezinha” e tem repudiado as medidas de distanciamento social. Ele afirma que isolamentos prolongados representam um risco maior do que a doença, devido à paralisação da economia.

A postura de Bolsonaro tem sido criticada pela população e pela entidade de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch, que disse que o presidente coloca os brasileiros “em grave perigo” ao incitá-los a não respeitarem o isolamento social, medida recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a disseminação do vírus.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado