Menu
Na Hora H!

Bebê nasce no chão de maternidade do Tocantins

Secretaria de Saúde considerou o caso como um “episódio de parto normal com rápida evolução”

Redação Jornal de Brasília

23/02/2021 11h00

Foto: Divulgação

Uma mulher deu à luz no chão do Hospital Dona Regina, no Tocantins, na última segunda-feira (22), por falta de leitos. A unidade é a maior maternidade pública do estado.

Ao site G1, uma pessoa que estava no local e preferiu não se identificar relatou o caso. “As enfermeiras pegaram um pano, botaram no chão, colocaram a mulher no chão e mandaram ela fazer força para a neném sair. A mulher teve a bebê dela no chão”, conta.

“Ela ficou uma meia hora gritando, entrando em trabalho de parto em uma cadeira, sentada e sozinha. Depois de uma meia hora que ela estava gritando que veio enfermeira ajudar a moça a ter a bebê”, prosseguiu a testemunha.

O Dona Regina está superlotado há cerca de duas semanas. O local tem capacidade para 124 pacientes, mas atualmente está com 131. A Secretaria de Saúde do Tocantins não nega o problema. Sobre o parto, a pasta considerou um “episódio de parto normal com rápida evolução”. 

A Secretaria disse ainda que a situação foi exposta à reportagem por um leigo. “A SES lamenta que situações como esta sejam expostas por leigos, sem a devida explicação do contexto geral do fato ocorrido. A SES ressalta que nenhuma gestante ou paciente que chega ao Hospital fica sem atendimento. A unidade passa por período de alta demanda, todavia, a SES em conjunto com a rede de Assistência Materna, está buscando soluções para reduzir a demanda do Hospital”, diz a pasta em comunicado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado