Menu
Na Hora H!

Bebê nasce com dois dentes no Pará

A cada 800 bebês, um nasce com ‘dentes natais’

Redação Jornal de Brasília

29/09/2022 10h55

Foto: Reprodução

Uma bebê nasceu com dois dentes em um hospital na cidade de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, no Pará. Ariella veio ao mundo no dia 8 de junho de 2022 e ao nascer de uma cesárea, o médico disse que a bebê tinha dois dentes.

“As enfermeiras não acreditaram. Quando elas foram limpar a Ariella viram que realmente eram dois dentinhos. A pediatra foi analisar e viu que um estava bem mole e quase solto e retirou o dente, já que ela poderia engolir. O outro ficou até o dia 12 de junho”, contou a estudante de Direito Ádria Paes.

A mãe disse que o médico recomendou que ela procurasse por um odontopediatra para verificar se seria necessário retirar o outro dente, mas antes mesmo de ir até o profissional, o segundo dente caiu.

“Durante as mamadas, sangrava bastante, mas foi amolecendo, até que em um domingo, ela estava chorando muito por conta desse dentinho e minha prima puxou, já que estava bem mole e poderia engolir. Depois disso, minha filha ficou bem aliviada”, afirmou.

Dentes natais

A mãe encontrou uma odontopediatra que, na avaliação, identificou que se tratava de “dentes natais”, dentes a mais que vieram. A odontopediatra, Hellen Loiola, explicou que se trata de uma condição de dente “extra numerários”. Essa condição, segundo ela, é rara. A cada 800 nascimentos, um bebê nasce com dentes natais.

“Pode ser confirmado com um exame radiográfico e resolvido logo que diagnosticado, porque pode causar feridas na língua do bebê e prejudicar a amamentação”.

Há, ainda, casos de bebês que nascem com os próprios dentes de leite, que chegam antes do tempo, e neste caso, a criança fica sem o dente removido até o dente permanente surgir.

“A maioria das vezes a gente retira o dente mesmo porque, como esse dente tem a raiz mais mole, ele pode sair, a criança pode engolir e pode evoluir para casos de infecção local, porque começa a sangrar, ou o dente pode ir saindo em partes”, disse a pediatra neonatologista, Tattiana Alvarez.

Ariella ainda vai fazer o raio-x para checar se está tudo certo. Agora, a mãe, Ádria, e o pai, Márcio, levam com bom humor o caso inusitado que tornou a primogênita famosa nas redes sociais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado