Menu
Na Hora H!

Baratas passam a ser imunes a inseticidas

De acordo com estudo científico, a “barata alemã”, comum em todo o mundo, está nascendo imune a produtos químicos e venenos

Aline Rocha

03/07/2019 11h11

Foto: Reprodução/Purdue

Da Redação
[email protected]

Um estudo divulgado pela Universidade de Purdue, no Estados Unidos da América, indica que as baratas estão cada dia mais fortes. A pesquisa, divulgada na revista Live Science, aponta que a “barata alemã”, conhecida em todo o mundo, está nascendo imune a produtos químicos e venenos com os quais ainda não teve contato.

“Baratas que desenvolvem resistência aos múltiplos inseticidas de uma só vez tornarão o controle dessas pragas apenas com produtos químicos quase impossível”, explica Michael Scharf, líder do estudo.

A pesquisa foi realizada em prédios com infestações de baratas em Illinois e Indiana, nos Estados Unidos, e nos laboratórios da da universidade. De acordo com a pesquisa, diferentes tipos de spray e diversas gerações de baratas tiveram o mesmo resultado.

Os insetos podem se tornar um problema para os exterminadores, que costumam usar um coquetel de diferentes inseticidas para que, caso um inseto seja imune a um tipo de inseticida, outro tipo pode derrubá-lo. A pesquisa mostra que novas armadilhas serão necessárias, não apenas o uso de produtos químicos. A ideia é evitar que bactérias e doenças sejam espalhados, já que uma barata desse tipo pode colocar 400 ovos em toda a sua vida.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado