Menu
Na Hora H!

Austrália pretende exterminar 2 milhões de gatos

Várias pessoas, incluindo ativistas e famosos, se posicionaram contra a medida

Redação Jornal de Brasília

28/02/2020 9h43

O governo australiano pretende exterminar, através de petiscos envenenados, dois milhões de gatos. De acordo com especialistas do Departamento de Meio Ambiente e Energia da Austrália, os animais, denominados como gatos ferais, ameaçam a existência de diversas espécies.

Ainda segundo o departamento, existem entre dois e seis milhões de gatos ferais na Austrália. Os gatos ferais costumam ser da mesma espécie dos gatos domésticos, mas vivem e se reproduzem na selva. Eles sobrevivem da caça de animais mortos e são encontrados por toda a Austrália e em todos os habitats.

Desde julho de 2015, o país classificou os animais na condição de praga. “Apesar de reconhecer a importância dos gatos domésticos como animais de companhia, gatos que voltam à vida selvagem podem ameaçar a fauna nativa”, afirma uma declaração.

O foco do programa de eliminação é impedir que esses animais ameacem a flora local. Os gatos ferais já foram responsáveis pela extinção de 27 espécies de mamíferos e colocam em risco ao menos 142 espécies.  

Em 2015, várias pessoas, incluindo ativistas e famosos, se posicionaram contra a medida. Um dos abaixo-assinados conseguiu cerca de 30 mil assinaturas. Os ativistas expõem no documento medidas alternativas à eliminação, como a captura e a castração dos animais. 

“Não é realista ou factível fazer armadilhas e castrar milhões de gatos ferais nos mais de sete milhões de quilômetros quadrados”, respondeu o governo australiano. Ainda segundo as autoridades do país, os métodos de tiro e armadilha são difíceis, caros, demorados e exigem pessoal especializado. Dessa forma, os profissionais utilizam petiscos envenenados para controlar a proliferação dos animais.

Os petiscos são “largados” através de drones, que sobrevoam a área. O veneno utilizado é uma toxina sintética chamada de 1080, que reproduz um veneno natural encontrado em algumas plantas dessa região. O proposito de utilizar uma substancia natural da região é não afetar espécies nativas. Como os gatos são espécies exóticas, eles não têm a mesma tolerância e acabam não resistindo.

Em áreas onde veneno 1080 pode prejudicar espécies nativas, os especialistas optaram por utilizar um veneno chamado “Curiosity”.

O objetivo do governo é abater 2 milhões de animais até 2020; erradicá-los completamente de cinco ilhas, para que estas se tornem santuários de espécies selvagens; e manejar sua presença em até 12 milhões de hectares (equivalente aos Estados de Pernambuco e Sergipe juntos).

 

 

  

  

 

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado