Menu
Na Hora H!

Aluno sem uniforme é obrigado a usar camiseta escrita “empréstimo”

“Crueldade, porque isso mexe com o psicológico da criança”, afirmou a mãe do aluno. Ela aguarda o Bolsa Família para comprar o uniforme

Redação Jornal de Brasília

17/02/2020 14h32

Foto: Reprodução/TV

Na última semana, uma escola estadual de Americana, em São Paulo, obrigou um aluno que não possui uniforme a utilizar uma camiseta da própria instituição de ensino com a palavra “empréstimo” escrita nas costas. A foto viralizou nas redes sociais. 

A mãe do estudante afirmou que a família ainda não tem o dinheiro suficiente para comprar a camiseta e avisou à direção que, assim que o dinheiro do Bolsa Família caísse, o uniforme seria comprado . O caso aconteceu na Escola Estadual Germano Benencase Maestro, em Jardim Alvorada. 

“Crueldade, porque isso mexe com o psicológico da criança. Além de eu mandar um recado no caderno dele dizendo que eu ia comprara o uniforme no dia 20 com o Bolsa Família que eu recebo, né. E eu achei ridícula a atitude da diretora”, afirma a mãe do garoto, Priscila de Lourdes Mobilom, ao G1

“Meu moleque não sabe o que falar, está até com medo de ir na escola”, conta o pai, Henrique Pereira de Oliveira.

Após a repercussão, a dirigência regional de ensino se pronunciou e disse não concordar com a atitude, informando que vai apurar a situação. A mãe do menino contou ao portal que a medida foi adotada pela escola após alguns estudantes irem ao colégio com celulares caros, mas sem o uniforme da instituição. 

“A diretora me ligou e eu fui conversar com ela sobre o assunto e ela disse que a intenção era essa, era pra fazer a criança passar vergonha mesmo porque eles vêm com o celular de última geração pra escola e não tem R$ 30 para comprar uma camiseta. Mas acontece que há casos e casos. Ela não conhece a situação de cada família”, ressalta a mãe. 

Haroldo Ramos Teixeira, dirigente regional de ensino de Americana, disse que a palavra não poderia estar na camiseta e que a atitude da direção da escola pode gerar punição administrativa. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado