Menu
Mundo

Vacina da Moderna, que apresentou eficácia de 94,5%, tem vida útil de até 6 meses

Em ambientes entre 2ºC e 8ºC, o imunizante dura até 30 dias. Em temperatura ambiente, a vida útil é de 12 horas

Redação Jornal de Brasília

16/11/2020 11h32

A farmacêutica Moderna, dos Estados Unidos, afirmou nesta segunda-feira (16) que sua vacina contra a covid-19 pode permanecer em condições de uso por até seis meses se congelada abaixo de 20ºC. Em ambientes entre 2ºC e 8ºC, o imunizante dura até 30 dias. Em temperatura ambiente, a vida útil é de 12 horas.

A notícia é importante para que o transporte da vacina para diversos polos mundiais seja planejado. Também nesta segunda (16), a Moderna anunciou que o imunizante apresentou 94,5% de eficácia nos testes. No universo dos voluntários, 95 pessoas tiveram covid-19 e desenvolveram sintomas. Dessas, 90 tomaram placebo e apenas 5 o medicamento.

“São notícias muito boas. Se você olhar os dados, os números falam por si mesmos”, diz Anthony S. Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, uma das três pessoas a receber os resultados no domingo, 15. A análise foi feita por um comitê independente. “Eu me considero um realista, mas fundamentalmente sou um otimista cauteloso. Achei que conseguiríamos algo menor que isso… eu disse que certamente uma vacina com mais de 90% de eficácia seria possível, mas não estava contando com isso.”

A vacina da Moderna, desenvolvida em parceria com o instituto de Anthony Fauci, está sendo testada em 30 mil pessoas. Metade delas recebeu duas doses da vacina, a outra metade recebeu placebo. Para testar o quão eficaz é a vacina, os pesquisadores monitoraram casos de covid-19 para detectar se eles ocorreram predominantemente em pessoas do grupo que recebeu o placebo. Dos 95 casos de covid entre os participantes, 90 estavam no grupo do placebo.

As ações da Moderna estavam em alta de 13,4% nesta manhã no pré-mercado da bolsa de Nova York, negociadas a US $ 100,93. Desde o início do ano o ativo acumula ganhos de 430%.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado