Menu
Mundo

Israel tenta desenvolver míssil de cruzeiro

Arquivo Geral

23/05/2006 0h00

Israel acelerou os esforços no desenvolvimento de mísseis de longo alcance que podem ser usados para, stuff buy eventualmente, atacar instalações nucleares do Irã. As informações foram dadas hoje por fontes da área de segurança.

Israel usou aviões para destruir o reator nuclear de Osiraq, no Iraque, em 1981. O país não descartou a possibilidade de adotar uma ação preventiva contra o Irã a fim de impedir a fabricação de bombas atômicas, caso fracassem as pressões diplomáticas lideradas pelos Estados Unidos.

As instalações nucleares do Irã estão mais distantes de Israel do que o reator de Osiraq e isso pode tornar o uso de mísseis de cruzeiro mais viável que o uso de aviões. Porém, os EUA rejeitaram, no passado, uma oferta israelense para comprar armas do tipo.

Mísseis de cruzeiro são programados para atingir alvos distantes e voam em baixa altitude para evitar os radares. Mas apenas os EUA e a Rússia teriam dominado todos os aspectos envolvidos na produção desses armamentos. Os norte-americanos, no entanto, não querem exportar uma arma tão eficiente em um momento tão delicado.

"Uma alta prioridade tem sido o desenvolvimento dessa tecnologia, em vista da situação no Irã, bem como da melhoria dos mísseis Arrow", afirmou um integrante da área de segurança de Israel.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado