Menu
Mundo

Bill Gates vira alvo dos teóricos da conspiração na internet

Gates “é tipo um boneco de vudu, no qual conspiracionistas de todos os tipos plantam suas teorias”, disse Rory Smith, diretor de pesquisa da First Draft

Redação Jornal de Brasília

15/05/2020 15h46

Bill Gates “criou a COVID-19”, ele quer “despovoar a Terra” ou “implantar chips eletrônicos no povo”, são algumas das falsas afirmações que são compartilhadas por milhões na internet contra o famoso magnata e filantropo.

O cofundador da Microsoft se tornou o alvo favorito dos conspiradores, cuja visibilidade aumentou com a pandemia.

Gates “é tipo um boneco de vudu, no qual conspiracionistas de todos os tipos plantam suas teorias”, disse à AFP Rory Smith, diretor de pesquisa da First Draft, uma rede de mídia que age contra a desinformação.

Como um “espantalho”, ilustra Whitney Philips, da Universidade Americana de Syracuse, sobre o bilionário que há 20 anos financia campanhas de vacinação e combate à epidemia com sua Fundação Bill e Melinda Gates.

Por exemplo, um vídeo acusando o americano de querer “eliminar 15% da população mundial” por meio de vacinas e implantar chips eletrônicos em pessoas, teve quase dois milhões de visualizações no YouTube em menos de dois meses.

Essas alegações “dispararam” entre janeiro e abril, segundo Smith. A ponto de as notícias falsas em inglês contra Bill Gates ser agora a mais viral de todas as relacionadas à COVID-19, segundo o jornal New York Times.

“Aproveitador” 

Elas também existem em muitos outros idiomas e são propagadas em aplicativos como Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp e fóruns como 4chan e Reddit.

A AFP desmentiu mais de uma dúzia de publicações virais sobre o assunto em inglês, francês, espanhol, polonês ou tcheco. Montagem de vídeos, fotos, descontextualizações: vale tudo para acusar Gates de dar uma vacina envenenada aos africanos, de ter paralisado milhares de crianças, de possuir a OMS, de usar o cérebro para criar criptomoedas e até de ser satanista.

Todas as declarações têm um ponto em comum: garantir que o magnata quer se aproveitar da situação, como em uma guerra, subjugar o mundo ou enriquecer-se com a venda de vacinas.

“É preocupante” porque essas teorias podem “reduzir a confiança das pessoas nas organizações de saúde e levar a menos vacinação”, segundo Smith.

“Como ele criticou o governo Trump e é um magnata da tecnologia que se tornou filantropo e fervoroso promotor de vacinação”, Gates é “o bode expiatório perfeito” para esta crise, resume em um blog a pesquisadora Kinga Poly?czuk-Alenius, da Universidade de Helsinque.

“Estrela do complô”

O cofundador da Microsoft é a estrela dos complôs “há muito tempo”, explica à AFP Sylvain Delouvée, pesquisador em psicologia social na Universidade francesa de Rennes.

Ele já foi acusado de estar por trás da epidemia de zika e de ser uma criatura reptiliana.

A Fundação Gates lidera vários projetos humanitários na África, onde proliferam teorias contra ela. Financia também numerosas empresas privadas e é o segundo doador da OMS, gerando muitos rumores.

Há muito tempo, também é alvo dos antivacinas, que são muito ativos nas redes sociais, principalmente durante uma pandemia.

Há os que afirmam que ele criou a COVID-19, que ele é o dono da “patente” e que “previu a epidemia” em uma conferência em 2015.

De fato, um instituto de pesquisa que recebeu financiamento da Fundação Gates registrou uma patente relativa a um coronavírus animal, não relacionado ao SARS-CoV-2. E como parte da comunidade científica, Gates havia alertado sobre a probabilidade de uma pandemia surgir nos próximos anos.

Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado