Menu
Mundo

Avião caiu no Paquistão porque pilotos estavam distraídos conversando sobre a pandemia de coronavírus

De acordo com as conversas gravadas pela caixa preta do Airbus A320, não houve nenhum pedido de socorro por falha técnica

Redação Jornal de Brasília

24/06/2020 17h36

O Ministro da Aviação do Paquistão, Ghulam Sarwar Khan, divulgou que a queda de um avião com 99 passageiros no Paquistão no dia 22 de maio foi causada por erro humano. De acordo com as investigações os pilotos estavam distraídos conversando sobre a pandemia do novo coronavírus 

Após a queda dois passageiros sobreviveram, entretanto 97 vitimas foram fatais e a aeronave destruiu diversas residências próximas ao aeroporto de Karachi. 

“O piloto e o copiloto não estavam concentrados e estavam conversando sobre o coronavírus. As famílias deles tinham sido afetadas e eles estavam falando sobre isso. Infelizmente, a discussão era só sobre o coronavírus”, disse Khan em uma audiência na Parlamento.

Segundo o ministro, os relatórios preliminares apontaram que o avião não apresentava nenhum problema técnico. Os relatórios também revelaram que tanto os pilotos como os oficiais do tráfego aéreo não respeitaram os protocolos de segurança.

De acordo com as conversas gravadas pela caixa preta do Airbus A320, não houve nenhum pedido de socorro por falha técnica.

A conversa entre os pilotos mostra que o avião foi orientado a dar mais uma volta sobre o aeroporto porque estava muito alto para pousar. A aeronave estava a 2,2 mil metros de altura, enquanto deveria estar a cerca de 760 metros para uma aterrisagem segura. 

“O piloto ignorou as instruções dos controladores do tráfego aéreo, que por sua vez, também não alertaram o erro”, disse Khan, que caracterizou o ato como “negligência” e “desconcentração” dos responsáveis pelo voo.

As últimas palavras registradas foram “Deus, Deus, Deus”, segundo os investigadores.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado