Menu
Mundo

Avanço: pela primeira vez, cientistas eliminam HIV em animais vivos

Colaborador JBr

05/05/2017 11h14

Ilustração

O vírus HIV, causador da Aids, foi eliminado, pela primeira vez, de animais vivos por um grupo de cientistas da Lewis Katz School of Medicine, nos Estados Unidos, em parceria com a Universidade de Pittsburgh. O grande passo rumo à erradicação do vírus surgiu do momento em que os profissionais conseguiram eliminá-lo totalmente de camundongos que haviam recebido o vírus.

A descoberta alcançada é mais um passo para alcançar a cura da doença nos humanos, recorrendo à uma técnica de edição de genes, a mesma que foi utilizada nos camundongos. “A equipe é a primeira a demonstrar que a replicação do HIV-1 pode ser completamente suprimida e o vírus é eliminado de células infectadas em animais com uma poderosa tecnologia de edição de genes conhecida como CRISPR/ Cas9”, explicou o diretor da equipe de investigadores ao “Sience Direct”.

Vale lembrar que a prevenção ainda é a melhor forma de combate. O vírus pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, é importante o uso do preservativo em todas as relações sexuais.

Atualmente, o tratamento para o HIV, composto por antirretrovirais – fármacos usados para o tratamento de infecções por retrovírus, principalmente o HIV – consegue eliminar o vírus da corrente sanguínea, fazendo com que a carga viral de seu hospedeiro fique indetectável nos exames laboratoriais, mas não conseguem eliminá-lo por inteiro, como ocorreu neste estudo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado