O suíço Stanislas Wawrinka fez o que precisava para se manter com chances de avançar às semifinais do ATP Finals de Londres e agora fica na torcida pelo espanhol Rafael Nadal. O tenista de Lausanne conseguiu sua segunda vitória no Grupo A da competição, ao derrotar de virada David Ferrer por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (3-7), 6/4 e 6/1.
Com dois resultados positivos e um negativo na chave, Wawrinka assume momentaneamente a segunda colocação do Grupo A e acompanhará com expectativa o duelo entre Rafael Nadal e Tomas Berdych, que encerra a programação do dia. Se o líder do ranking mundial vencer, o suíço se classifica à semifinal do ATP Finals já em sua primeira participação no torneio. Caso o tcheco triunfe, é ele quem avança de fase.
A vitória desta sexta-feira foi a quinta de Stanislas Wawrinka em 12 duelos contra David Ferrer, que entrou em quadra já sem chances de se classificar á semifinal. Este ano, eles se enfrentaram três vezes, com vitórias do suíço na final do ATP 250 de Oeiras e nesta sexta-feira, e triunfo do espanhol na decisão do ATP 250 de Buenos Aires.
O retrospecto do confronto direto entre Nadal e Berdych pode deixar Wawrinka mais tranquilo. Eles já se enfrentaram 19 vezes, com 16 vitórias do líder do ranking mundial. Os triunfos do tcheco contra o tenista espanhol ocorreram nos Masters 1000 de Cincinatti de 2005 e de Toronto e Madri de 2006.