Dona da 17ª colocação do ranking mundial feminino de tênis, a norte-americana Venus Williams levou um susto logo em sua estreia no Premier de Doha. Nesta segunda-feira, ele perdeu o primeiro set diante da australiana Casey Dellacqua, mas conseguiu se recuperar na partida e vencer: 2 a 1, com parciais de 3/6, 6/2 e 6/1.
Venus joga em Doha tentando apagar a má campanha do torneio na temporada passada, quando ainda enfrentava dificuldades em quadra causadas pela Síndrome de Sjogren. Em 2014, ela foi eliminada do torneio ainda na segunda rodada pela tcheca Petra Kvitova,
Desde então, a norte-americana evoluiu bastante no circuito profissional. No início do ano, foi eliminada do Aberto da Austrália apenas nas quartas de final, diante da revelação Madison Keys. Mesmo perdendo seis posições no ranking na última semana, chegou a Doha como cabeça de chave 7.
Nas oitavas de final, Venus enfrentará a tcheca Barbora Zahlavova Strycova, que na estreia passou pela alemã Sabine Lisicki, com 7/5 e 6/4. Elas já se enfrentaram duas vezes no circuito profissional, ambas com triunfo da norte-americana.
Também nesta segunda-feira, Victoria Azarenka despachou a germânica Angelique Kerber, vice-campeã em Doha na temporada passada e cabeça de chave 8. A bielorrussa, que entrou na chave com um convite da organização do torneio, venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/3.
A próxima adversária de Azarenka em Doha sai do duelo entre uma tenista oriunda do qualifying e a ucraniana Elina Svitolina, em partida marcada para esta terça-feira.