Ex-número 9 do mundo, o tenista Nicolás Massú anunciou a sua aposentadoria nesta terça-feira, depois de 17 anos dedicados ao esporte. O chileno foi medalhista de ouro nas Olimpíadas de 2004, em Atenas (GRE), quando subiu ao lugar mais alto do pódio tanto na chave de simples quanto na chave de duplas.
“Depois de vários meses consultando pessoas próximas, meu coração e meu corpo, tomei esta dura decisão. Estou consciente que não era possível voltar ao primeiro plano e todos os esforços que isso implica”, disse Massú, de 33 anos de idade, em coletiva de imprensa. concedida em Santiago (CHI). “Com minha aposentadoria termina duas décadas gloriosas para o esporte nacional. Tanto Marcelo Ríos como Fernando González e eu contribuímos para colocar o Chile no topo. Agora, depois de um período notável, outros nomes serão chamados a seguir esse caminho”, prosseguiu.
No anúncio, Nicolás Massú se mostrou muito emocionado ao declarar o término de sua carreira. “Há uns dias recebi uma carta de uma mulher que me agradeceu por todos os bons momentos que proporcionei a ela com a minha carreira. Ela disse que deu o meu nome ao seu filho, já que assim ele seria um guerreiro também. Isso realmente mexeu comigo”, revelou o chileno, segurando o choro. “Meu país pode ter certeza que eu dei cada raquetada na bola com toda a minha alma e tentei representar o Chile ao máximo. Vou sentir falta da adrenalina da Copa Davis, dos gritos de ‘chi, chi, chi’ e de ‘Vamos, Nico!’”.
Fazendo uma avaliação de sua carreira, Massú destacou a conquista das medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas. “Minhas medalhas olímpicas são as melhores coisas que o esporte me proporcionou. É algo que eu tenho muito orgulho de compartilhar com meus filhos, para contar a eles que estou na história do esporte do meu país”, finalizou.
Além das medalhas de ouro nas Olimpíadas, Nicolás Massú conquistou cinco títulos de nível ATP. O título mais recente do chileno foi em solo brasileiro, na Costa do Sauípe (BA).
Ainda neste ano, Nicolás Massú fará sua despedida das quadras contra um grande tenista do mundo. A partida ainda não tem data definida e especula-se que o adversário do chileno no jogo será o sérvio Novak Djokovic, que vai viajar ao Chile em novembro.