Em busca de manter a liderança do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Novak Djokovic estreou de maneira vitoriosa no ATP 500 de Pequim, na China. Nesta terça-feira, o sérvio mostrou grande desempenho e superou o checo Lukas Rosol por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/3, em 55 minutos, e garantiu vaga nas oitavas de final do torneio disputado em território asiático.
Mostrando performance arrasadora na parcial inicial, Djokovic precisou de apenas 24 minutos para assegurar o triunfo no primeiro set. O sérvio não teve seu serviço ameaçado em nenhuma oportunidade e ainda conseguiu três quebras de saque, vencendo por 6 a 0 sem maiores dificuldades.
Na parcial derradeira, Rosol conseguiu equilibrar um pouco mais as ações do jogo, mas não foi capaz de evitar o revés diante do líder do ranking da ATP. O checo sucumbiu nas três chances que teve de quebrar o saque de Djokovic e permitiu que o rival interrompesse seu serviço uma vez, acabando derrotado por 6 a 3, em 31 minutos.
Na próxima fase, o sérvio mede forças com Fernando Verdasco, responsável pela eliminação do indiano Somdev Devvarman. Também nesta terça-feira, o espanhol fez confronto equilibrado com o tenista asiático e triunfou em sets diretos, com parciais de 7/6 (6) e 6/3, em 1h36.
Adversários no circuito profissional desde 2005, Djokovic e Verdasco já se enfrentaram em nove oportunidades. O espanhol triunfou nos dos primeiros duelos, no Aberto dos Estados Unidos e no Masters 1000 de Hamburgo. O sérvio conseguiu recuperação e venceu as quatro partidas seguintes, mas voltou a ser derrotado nos últimos dois embates.
Atual campeão do ATP 500 de Pequim, Djokovic precisa erguer o troféu novamente para se manter na liderança do ranking da entidade máxima do tênis mundial. Ausente do torneio na última temporada, o vice-líder da lista, Rafael Nadal, também está na disputa da competição e depende de queda do rival sérvio para reassumir a primeira colocação.
Wawrinka e Querrey duelam nas oitavas de final
Quem também assegurou vaga na sequência do torneio disputado em território chinês foi Stanilas Wawrinka e Sam Querrey. O atleta suíço venceu o italiano Andreas Seppi de virada, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/4, em 1h48. O norte-americano, por sua vez, superou o russo Mikhail Youzhny em sets diretos, com parciais de 7/6 (3) e 6/3.
Outros tenistas garantidos nas oitavas de final são Richard Gasquet e John Isner. Após triunfar por 2 sets a 0 sobre o alemão Florian Mayer, com parciais de 6/3 e 7/6 (2), o francês mede forças com o australiano Bernard Tomic. Já o norte-americano, responsável pela eliminação de virada do atleta da casa Di Wu, com parciais de 5/7, 7/6 (4) e 6/3, enfrenta o espanhol Roberto Bautista Agut.