Declaradamente adeptas de esportes, as atletas brasilienses Tawana Correa (judô) e Caroline Lima (jiu-jitsu) escondem atrás da beleza uma grande história de superação. Com histórico familiar de obesidade, as ex-gordinhas uniram a paixão por lutas ao desejo de buscar uma vida saudável e, claro, emagrecer.
Satisfeitas com os vários quilos perdidos, as duas contam como foi o desafio em dar o tão difícil primeiro passo, rumo à prática esportiva.
Praticante do judô desde os oito anos, Tawana hoje exibe com orgulho a faixa marrom da modalidade. Mesmo com a adesão ao esporte, ela nunca deixou os maus hábitos alimentares e a preocupação em emagrecer veio só na maioridade, quando decidiu “afogar as mágoas” do término de um namoro.
“Eu pesava 79 quilos e queria provar ao ex o que ele tinha perdido. Emagreci, reatamos e chegamos a noivar. Depois disso descobri que ele tinha engravidado outra e terminei de vez”, recorda o drama, mas com humor.
Caroline, por sua vez, conheceu o jiu-jitsu quando se cansou de baladas e bebidas. Por meio do esporte ela conheceu o atual namorado, o seu professor.
“Aos poucos fui parando com a velha rotina e mudei a minha alimentação. Comecei a levar a sério mesmo. Pesava 87 quilos e consegui perder uns 15”, calcula a brasiliense.
Diferentemente de Tawana, Caroline se decepcionou com um de seus melhores amigos. De acordo com ela, isto também a ajudou a prosseguir no esporte.
ALÍVIO
“Você vai comprar roupa e não acha nada”, é a frase de desabafo de Caroline. Magrelas, as duas comemoram não mais sofrer deste mal. “É muito bom chegar na loja, experimentar uma roupa ou biquíni e gostar do que vê no espelho. Sem falar nas pessoas que chegam e comentam que estamos mais bonitas. Isso dá muito ânimo”, diz Tawana.
Perfil
Tawana Correa
Naturalidade: Brasília
Idade: 21 anos
Esportes: Judô, jiu-jitsu, corridas e Muay Thai
Peso: 61 kg
Altura: 1,66 m
Principais conquistas: Faixa marrom no judô; vice- campeã na Copa Brasília, em 2003 – categoria sobre-peso, na faixa laranja quando era federada; e torneios informais.
Caroline Lima
Naturlidade: Brasília
Idade: 22 anos
Esportes: Jiu-jitsu, judô e boxe
Peso: 72 kg
Altura: 1,70 m
Principais conquistas: Faixa azul no jiu-jitsu; Campeã na categoria e no absoluto no Tourtament, em São Sebastião, em julho; Campeã da Copa Ceilândia, em 2012 e do campeonato interno da equipe Juquinha.
Mudando a rotina dentro de casa
Tawana Correa e Caroline Lima contam que um dos pontos mais difíceis para se manterem no esporte foi mudar os hábitos alimentares e recusar as guloseimas ingeridas com frequência pela família.
“Minha irmã fez redução de estômago. Meu pai teve infarto por conta da má alimentação e do histórico da família, que é toda obesa. Comecei a engordar depois dos 14 anos por causa da alimentação de casa”, argumenta Caroline.
A mudança dela refletiu em casa, pois a mãe sofre de pressão alta e conta com o apoio da filha para mudar de vida. “Já falei que minha mãe vai fazer hidroginástica. Não pode continuar assim não”, enfatiza a atleta.
Tawana também deu o pontapé inicial da mudança de rotina em casa, com muita dificuldade. “Depois que eu tomei a iniciativa, muita coisa mudou com a minha família gordinha. Até frutas a gente começou a comer”, brinca a galega.
Ao ver os resultados, o irmão também aderiu à pratica esportiva e entrou no Muay Thai junto com Tawana. “Ele está na academia também, mas precisa de puxão de orelha. Está preguiçoso”, alfineta.