Cabeças de chave do Grupo A do ATP Finals, Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya decepcionaram na estreia da competição. Favorita, a segunda melhor dupla do mundo perdeu para a parceria formada pelo indiano Leander Paes e pelo tcheco Radek Stepanek, por 6/3, 5/7 e 10-8, após 1h44, nesta terça-feira.
No último duelo entre as duas duplas, na final do Aberto dos Estados Unidos deste ano, Paes e Stepanek também levaram a melhor e venceram por 6/1 e 6/3. No entanto, na ocasião, Peya sofreu com uma lesão nas costas e não conseguiu jogar de igual para igual com os adversários.
Bem diferente da final do US Open, o duelo desta terça foi equilibrado do início ao fim. Ao total, dos dois sets disputados, aconteceram apenas duas quebras. Na primeira parcial, Soares/Peya teve o saque desperdiçado no sexto ponto. Ao longo do segundo set, a dupla do brasileiro ainda salvou quatro break-point antes e só conseguiu uma quebra no 12º ponto para empatar o jogo. No tie-break, Paes e Stepanek abriram 3-0 e souberam manter a vantagem para garantirem a vitória na estreia.
Ainda nesta terça-feira, o outro duelo da chave de duplas do ATP Finals terá o brasileiro Marcelo Melo, que jogará ao lado do croata Ivan Dodig para enfrentar os irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan.