Depois de três anos, o Red Bull Air Race World Championship (Campeonato Mundial de Corrida Aérea) voltou a ser confirmado para 2014. Reestruturado, a competição terá melhoras técnicas nos aviões, além de motores e hélices padrão para todos.
“Estamos muito felizes de anunciar que um novo Red Bull Air Race World Championship começará no dia 28 de fevereiro, em Abu Dhabi (EAU). Trabalhamos muito nos últimos três anos para ajustar alguns pontos de segurança para trazer o esporte a um novo nível, sem nunca esquecer estes pilotos fantásticos e os fãs do evento, que mantiveram o interesse na competição durante todo este tempo. Mal podemos esperar para voltar ao ar em fevereiro de 2014”, afirmou Erich Wolf, CEO do Red Bull Air Race.
Os pilões, que são os alvos que os aviões têm de passar, serão feitos de materiais mais leves para facilitar o rompimento caso entre em contato com alguma aeronave e obstáculos serão colocados a 25 metros, cinco a mais do que o antigo regulamento.
A organização também anunciou a criação da Challengers Cup, que servirá como uma divisão de acesso e ajudará os pilotos novatos a ganharem experiência.
“Estou muito satisfeito com a volta do Red Bull Air Race, que é um evento que dá exposição mundial aos esportes aéreos. As melhorias realizadas ao formato da competição foram muito boas e, sem dúvida, atrairão ainda mais pessoas para o evento”, declarou Dr. John Grubbström, presidente da Federação Internacional de Esporte Aéreos (FAI).
Grandes nomes da modalidade já estão confirmados na próxima temporada do torneio. Entre eles, o destaque é o britânico Paul Bonhomme, campeão das últimas duas edições realizadas. No entanto, o piloto não terá facilidade, já que também participarão o austríaco Hannes Arch, campeão em 2008, e norte-americano Kirby Chambliss, vencedor em 2004 e 2006. Os outros competidores serão Nigel Lamb (Grã-Bretanha), Matt Hall (Austrália), Peter Besenyei (Hungria), Nicolas Ivanoff (França), Michael Goulian (EUA), Matthias Dolderer (Alemanha), Yoshi Muroya (Japão), Pete McLeod (Canadá) e Martin Sonka (República Tcheca).
“Estou com saudades de voar no Red Bull Air Race, porque a emoção de competir contra os melhores pilotos do mundo é simplesmente fantástica”, disse o húngaro Peter Besenyei, que fez um voo de exibição durante a coletiva de apresentação da competição.
Confira o calendário do Red Bull Air Race em 2014:
1. Abu Dhabi (EAU) – 28 Fev /1 Março
2. Putrajaya (Malásia) – 17/18 Maio
3. Gdynia (Polônia) – 26/27 Julho
4. Ascot (Grã Bretanha) – 16/17 Agosto
5. Dallas/Fort Worth (EUA) – 6/7 Setembro
6. Las Vegas (EUA) – 11/12 Outubro
7. China- 1/2 Novembro