Teve início, nesta segunda-feira, o revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014, A chama, acesa nas ruínas de Olímpia, na Grécia, percorrerá aproximadamente 65 mil quilômetros dentro da Rússia antes do início do evento.
O presidente russo Vladimir Putin participou do lançamento oficial do revezamento em Moscou e afirmou que os Jogos mostrarão ao mundo “o respeito pela igualdade e diversidade” da Rússia. Segundo o político, estes são valores presentes no Movimento Olímpico.
A preparação de Sochi para receber as Olimpíadas de Inverno de 2014 tem gerado polêmica sobretudo por uma lei antigay russa, que restringe em diversos aspectos manifestações a favor da homossexualidade e prevê punições a quem passar informações sobre o assunto a menores de idade.
O assunto já gerou polêmicas durante o Campeonato Mundial de atletismo, disputado este ano em Moscou, em que alguns atletas internacionais manifestaram apoio à comunidade gay local. Uma delas foi a saltadora sueca Emma Green-Tregaro que pintou suas unhas com as cores do arco-íris, mas foi obrigada pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) a mudar a pintura.
Já a russa Yelena Isinbayeva chegou a declarar que a atitude era ofensiva ao povo russo e se disse a favor da lei antigay. “Nos consideramos pessoas normais, dentro do padrão. Vivemos com homens ao lado de mulheres e mulheres ao lado de homens”, afirmou. Posteriormente, ela disse que não foi bem interpretada.
“O revezamento mostrará como é a Rússia que amamos. Hoje é um grande dia, a chama olímpica, o símbolo do maior evento esportivo do planeta, da paz e da amizade, chegou à Rússia e em alguns minutos começará sua viagem por nosso enorme país”, afirmou Putin.
A tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 percorrerá aproximadamente 65 mil quilômetros, passando pelo Polo Norte, o Monte Elbrus, pico mais alto da Europa, o Lago Baikal na Sibéria, e até a Estação Espacial Internacional, mas apagada.