A causa da queda de rendimento da Ferrari durante o Mundial de Fórmula 1 ainda causa divergências dentro da própria equipe. O espanhol Fernando Alonso acredita que a mudança dos pneus no meio do campeonato seria responsável. Mas o projetista-chefe do time, o grego Nikolas Tombazis, acredita que a tecnologia do túnel de vento foi a culpada.
A Ferrari sofreu com problemas no equipamento nas últimas duas temporadas e por isso o fechou para uma grande reforma. Durante este tempo, a equipe utilizou o túnel de vento da extinta equipe Toyota, na cidade de Colônia, na Alemanha, para desenvolver e testar novas peças.
“Seria superficial colocar os pneus como únicos culpados por nossa queda de performance. Nós também demos alguns passos no desenvolvimento que não funcionaram tão bem. A tecnologia do túnel de vento tem sido um ponto fraco nosso, em relação a nossos rivais”, avaliou Tombazis.
A expectativa do engenheiro é que problemas como este sejam extintos na temporada que vem, já que a Ferrari voltará a utilizar o próprio túnel de vento no desenvolvimento do carro de 2014 depois de grande reformas. O novo túnel de vento deve possibilitar aos projetistas simulações mais realistas do desempenho e reações do carro na pista.
“Nossos dados estão um pouco ultrapassados, então não pudemos fazer o número de testes e experimentos por dia que queríamos. Mas estou otimista que, nesse setor, agora estamos bem atualizados e não teremos mais um déficit em relação a nossos rivais”, disse.