Cabeça de chave número 1, o francês Jo-Wifried Tsonga foi surpreendido neste sábado. O número 8 do mundo foi eliminado na semifinal do ATP 250 de Viena, na Áustria, após perder para o holandês Robin Haase, 63º colocado no ranking da ATP, em dois sets, com parciais de 7/5 e 7/6 (7-4), após 1h35.
Na única vez que os dois haviam se enfrentado, Tsonga foi quem levou a melhor, no Masters de Madri, em maio deste ano. Com o triunfo, Haase chegou à sua segunda final. Para conquistar o primeiro título no ano e o terceiro da carreira, ele terá um grande desafio, já que enfrentará o alemão Tommy Haas.
Segundo mais cotado ao título, Haas tomou um susto, mas correspondeu às expectativas e venceu o tcheco Lukas Rosol, cabeça de chave 8, de virada, por 3/6, 6/4 e 7/6 (7-0), em 1h49 de jogo.
A final é a terceira do alemão na temporada. Campeão em Munique, diante de sua torcida, o alemão voltou a fazer uma boa campanha depois de uma série de eliminações nas primeiras rodadas. O duelo deste domingo que decidirá o título do ATP de Viena será o primeiro encontro dos tenistas.