Fornecedora de pneus oficial da Fórmula 1, a Pirelli virou alvo de críticas da maioria das equipes nesta temporada devido aos diversos problemas com os compostos. Depois de comprometer diretamente a corrida de alguns pilotos no primeiro semestre, os pneus utilizados mudaram para aumentar a segurança dos competidores. Ressaltando a inclusão dos motores V6 em 2014, Paul Hembery, diretor da empresa, comentou sobre a necessidade de mais testes com os novos compostos para evitar novos problemas.
“Nós certamente precisamos fazer mais algum trabalho, principalmente nos compostos. Queremos mudar um pouco a filosofia. Este ano tivemos compostos agressivos, talvez agressivos demais, e nós queremos melhorar a força mecânica dos pneus para termos menos detritos e menos rasgos no ano que vem, o que deve aumentar com o novo motor”, disse o dirigente em entrevista à Autosport.
Hembery também fez questão de pedir ajuda do Grupo Estratégico formado por representantes da Formula One Management (FOM), Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e das cinco principais equipes do grid (Ferrari, Red Bull, Mercedes, McLaren e Williams) para auxiliarem a fornecedora na criação dos melhores compostos possíveis.
“Estamos tentando esclarecer agora, com a forma como o esporte vai ser estruturado, a melhor forma de realizar os ajustes corretos. Testes são necessários e também as correções após os testes. Não queremos nos colocar entre interesses individuais. Se o novo grupo estratégico funcionar, queremos que eles nos digam o que querem e os seguiremos. E, se as mudanças forem necessárias, elas devem ser aprovadas por um órgão como esse, que mistura equipes, FIA e FOM. Essa é a situação ideal, do contrário você sucumbe aos interesses dos times”, concluiu.