Menu
Mais Esportes

Pioneira ensinou Flávia Alessandra e fez exibição para Berlusconi

Arquivo Geral

30/09/2013 9h45

A novela Duas Caras, exibida pela TV Globo de 2007 a 2008, contribuiu decisivamente para popularizar o pole dance no Brasil. Pioneira na modalidade, Alexandra Valença ensinou Flávia Alessandra, intérprete da personagem Alzira na trama, e, dois anos depois, ganhou fama internacional ao fazer uma exibição para o então primeiro ministro italiano Sílvio Berlusconi em São Paulo.

 

Com o marido Dorgival desempregado, Alzira era responsável por sustentar o parceiro e os dois filhos do casal, Dorginho e Manoela. Ela trabalhava como enfermeira em um hospital público durante o dia e de noite, às escondidas, dançava em uma casa de massagem. Quando seu segredo foi descoberto por Geraldo Peixeiro, passou a ser chantageada.

 

Além de trabalhar com Flávia Alessandra, Alexandra Valença diz ter ensinado Letícia Spiller, Juliana Knust e o elenco de apoio da produção escrita por Aguinaldo Silva e dirigida por Wolf Maya. Ainda que a novela tenha retratado apenas o pole dance como arte sensual, contribuiu para a popularização da modalidade como esporte, garante a pioneira.

 

“Na época, eu era praticamente a única professora de pole dance do Brasil. Montamos um intensivão antes da novela e mantivemos o trabalho durante. Como já havia feito aulas de jazz e balé na infância, a Flávia não teve tanta dificuldade para aprender. A novela foi que o fez o pole dance no Brasil acontecer. Ainda existia muito preconceito naquele tempo”, lembrou Alexandra Valença.

 

Nascida em Recife, ela era professora de dança de salão e atuava em uma companhia de dança folclórica. Sua vida mudou no momento em que conheceu uma tcheca durante viagem de férias ao Guarujá. “Quando ela me disse que era stripper, elouqueci!”, contou, arregalando os olhos. “Sempre fui apaixonada pelo pole dance, embora não soubesse que a dança que eu via nos filmes americanos tinha esse nome”, completou.

 

Depois de cinco aulas rápidas com a europeia no litoral paulista, Alexandra conta ter passado a treinar em um poste de rua. Para se aperfeiçoar, viajou ao continente europeu. Reconhecida como pioneira do pole dance no Brasil, a pernambucana, há nove anos no ramo, atuou como jurada nos Campeonatos Brasileiros e Paulista da modalidade, realizados em São Paulo no último final de semana.

 

Em alta, Alexandra Valença chegou a atuar como a personagem “Madoninha” no programa Sem Vergonha, da MTV. Parte do prestígio alcançado pela pernambucana é resultado de uma exibição para Sílvio Berlusconi. Ela foi uma das atrações de uma festa promovida para o premiê italiano e sua comitiva na suíte de um hotel de São Paulo, no ano de 2010.

 

“Foi um escândalo mundial”, lembra Alexandra, orgulhosa. “Todos sabemos que o Berlusconi já se envolveu em vários escândalos. As pessoas sempre o denigrem, mas não posso falar nada, porque comigo foi bem respeitoso. Ele não conhecia a visão artística do pole dance. Pela repercussão, para mim foi ótimo”, contou Alexandra, que disse não ter participado do jantar após a apresentação.

 

Proprietário do Milan e do grupo Mediaset, um conglomerado de mídia, Sílvio Berlusconi, um dos homens mais poderosos da Europa, tem um estilo de vida extravagante. Ficou famoso por organizar festas com várias mulheres, conhecidas como “bunga-bunga”, e foi condenado em junho por contratar os serviços de uma prostituta menor de idade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado