O Brasil iniciou o ITF de Caracas, na Venezuela, com cinco representantes, nesta terça-feira. Entre elas, duas conseguiram passar pela estreia e garantiram vaga na segunda fase. Quarta melhor tenista do Brasil, Laura Pigossi se classificou ao vencer a anfitriã Gabriela Anzola, com um duplo 6/3.
Para seguir em busca do título, a cabeça de chave número 7 terá pela frente a também local Maria Medina, de 16 anos, que se classificou à chave principal depois de passar pelo classificatório e que venceu Alejandra Gil na primeira rodada.
A outra brasileira que avançou na competição foi Maria Fernanda Alves, que passou pela venezuelana Maria Paula Gelvez ao aplicar uma bicicleta (6/0 e 6/0). Na próxima fase, ela enfrentará a mexicana Ana Sofia Sanchez, cabeça de chave número 8.
Enquanto isso, Vivian Mayumi Toma deu adeus à competição ao perder para a anfitriã Adriana Perez [4], por 6/0 e 6/1; Karina Venditti caiu para a húngara Szabina Szlavikovics, por 7/6 (7/5) e 6/2; e Luciana Ullmann foi eliminada pela argentina Florencia Molinero, principal favorita ao título, ao ser derrotada por 6/0 e 6/1.