Menu
Mais Esportes

Paulo Távora, o Iron Man candango

Arquivo Geral

20/09/2013 17h15

O Iron Man é uma competição que busca descobrir o atleta mais completo. Ela foi criada pelo comandante da marinha, John Collins, durante a cerimônia de premiação de uma corrida no Havaí. Na ocasião Collins discutia com sua esposa qual atleta era mais resistente: o nadador, o corredor ou outros atletas.

 

Após muita conversa foi montado uma competição com as seguintes provas: 3,8 Km de natação, 180 Km de bicicleta e a maratona. A primeira edição contou com a participação de 14 atletas e o vencedor terminou o percurso em 11h46min40seg, recebendo assim o nome de Iron Man (Homem de Ferro).

 

Brasília possui um competidor nas principais competições desse esporte, trata-se de Paulo Távora, 36 anos. Deste de criança ele sempre foi interessado em corrida, ciclismo e natação. Tinha um treinamento separado das modalidades, mas nunca pensou que um dia iria praticas todas ao mesmo tempo.

 

Hoje Paulo possui uma rotina de treino mais pesado. São varias combinações onde busca sempre alcançar o índice básico em cada uma das modalidades. E todo esse esforço vem dando resultado. Além de participar do IRONMAN 140.6 e 70.3 no Brasil, ele competiu no IRONMAN 70.3 no Chile e nos EUA.

 

Távora ainda possui grandes conquistas em competições de natação, mas o que ele mais se orgulha em toda a sua carreira, foi ter terminado todas as provas de triathlon que participou. “concluir todas as competições de triathlon e uma sensação de auto superação indescritível”, afirmou Paulo, que ainda completou dizendo que todos podem praticar essa modalidade. “E um excelente esporte, um pouco caro principalmente devido ao ciclismo, mas totalmente acessível aqueles que tenham disciplina  e força de vontade de superar seus limites”.

 

Ao fim da entrevista, Paulo contou quem é a sua fonte de inspiração e deixou uma mensagem para os futuros praticantes da modalidade. “minha inspiração e minha mãe, pela força, coragem e determinação com que sempre enfrentou a vida. Agora para futuros atletas o que eu posso dizer, tenho força, coragem, fé em DEUS e o mais importante, sempre se lembre: O impossível é apenas mais um desafio”, concluiu.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado