Referências do UniCeub, Nezinho e Alex chegaram minutos depois dos demais jogadores à apresentação oficial da equipe para a temporada 2013/2014, ontem, à beira do Lago Paranoá. O clima descontraído tomou conta do evento e assim que chegou, Alex disparou: “Libera o almoço, gente!”. Às gargalhadas, os companheiros concordaram com o capitão, que será o líder de um renovado grupo.
Na apresentação, o técnico Sergio Hernández disse preparar os comandados para os primeiros amistosos – amanhã e sexta-feira, contra o Universo/Goiânia, no ginásio da Asceb – visando a Liga Sul-Americana, na semana que vem. Todos os jogos terão entrada franca.
“Poderíamos ter feito amistosos antes, mas com três dos nossos jogadores na seleção ficaria difícil. Estar na Liga Sul-Americana com dois jogos preparatórios não é suficiente, mas nossos jogadores são bons. Creio que será um torneio bem equilibrado”, assegura Sergio.
Mordidos
Na oportunidade, Alex aproveitou para citar que o gosto amargo da derrota precoce no último NBB ainda existe, mas a lição serviu de motivação. “Não estamos pressionados. O time é competente e buscamos um entrosamento maior”, diz.
Com bom humor e timidez, o norte-americano Marcus Goree e o uruguaio Martín Osimani deixaram claro a sede de títulos que estão. Quando questionados sobre o novo desafio, os estrangeiros destacaram a adaptação na nova cidade. “Tenho me adaptado facilmente e tomo isso como uma boa experiência”, disse Osimani. “Brasília é diferente e eu gostei”, reforça Goree, o pivô principal da equipe.
Técnico confia na mescla
Com aulas regulares de português, o técnico Sergio Hernández, com dificuldades e bom humor, arriscava algumas frases na nova língua. Entre um sorriso e outro, o argentino falou sobre a expectativa em jogar uma Liga Sul-Americana.
“Temos 14 bons jogadores e entre jovens e experientes, todos jogam muito bem e possuem um nível similar. Na Liga serão jogos disputadíssimos, mas se eu não puder ou não conseguir administrar a minha equipe, podem devolver o dinheiro ao UniCeub”, diz o comandante.
Com os reforços do ala/armador Osimani e o pivô Goree no elenco, Sergio garante: “Esse é o nosso time. Não há mais reforços e essa é a nossa base”, atesta o treinador.
LIGA SUL-AMERICANA
Além dos amistosos de amanhã e de sexta-feira contra o Universo/Goiânia, o UniCeub ainda sediará os jogos da primeira fase da 18ª Liga Sul-Americana do grupo A – entre os dias 1º e 3 de outubro.
Os jogos serão no ginásio da Asceb, na 904 Sul, e terão entrada franca. Todos os confrontos do UniCeub serão a partir das 20h.
No dia 1º de outubro (terça-feira), a equipe candanga entra em quadra contra o Nacional, da Bolívia. No dia seguinte será a vez de enfrentar o CKT, do Equador; e para fechar a primeira fase da competiçao, na quinta-feira, o UniCeub terá o forte time do Boca Juniors, da Argentina, como adversário.
REGULAMENTO
Na primeira fase, se classificarão os dois primeiros colocados de cada um dos quatro grupos. Depois disso, eles se dividem em outros dois quadrangulares semifinais até chegarem à decisão do Final Four. Apenas o campeão terá vaga direta na Liga das Américas, em 2014. (K.M.O.)
Saiba Mais
No dia 9 de novembro, UniCeub e Flamengo se enfrentarão no primeiro confronto da sexta edição do Novo Basquete Brasil.
O jogo será na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, e marcará o encontro das únicas duas equipes que venceram o campeonato na história.
A equipe de Brasília leva vantagem sobre o time carioca por 3 x 2 em número de títulos conquistados. No último NBB, o UniCeub foi eliminado precocemente nas quartas de final pelo São José.