Alvo de constantes críticas no primeiro semestre de 2013, os pneus utilizados na Fórmula 1 foram trocados durante a temporada. Com seus compostos apresentando problemas em diversas corridas, a Pirelli optou por voltar ao fornecimento dos pneus utilizados em 2012, que eram feitos com materiais mais resistentes. Para Adrian Newey, projetista da Red Bull, a mudança ajudou a equipe a ter um desempenho melhor.
“Voltar aos pneus de 2012 claramente nos ajudou. Nosso carro funciona muito bem em curvas rápidas, que é onde os pneus de 2013 sofriam mais. Eles danificam facilmente, então nós não podíamos usar esta vantagem que tínhamos sobre os outros times”, afirmou Newey ao L’Equipe.
Entre os principais problemas apresentados pelos antigos compostos utilizados no início da temporada estava o rápido desgaste, que comprometeu diretamente a prova de diversos pilotos ao longo do ano.
Neste mês, a Pirelli já alertou sobre a necessidade da realização de mais testes antes da temporada de 2014. Preocupando-se com a segurança dos pilotos, a empresa que ter o maior tempo possível para testar os novos pneus principalmente porque a categoria terá a mudança dos motores no próximo ano.