Imagine-se parado em uma embarcação no meio do Lago Paranoá. Sem ninguém por perto para ajudar. Eis então que surge então Romildo e sua turma para resgatar e levar a salvo para terra firme. Essa foi uma das histórias contada pelo marinheiro durante uma etapa de regata do Iate Clube
Ele tem a função de ajudar quando alguns barcos de associados passam por problemas. “Certa vez já tinhamos trocado as roupas e estavamos indo embora. Quando recebemos o chamado voltamos direto para o barco e fomos resgatar o pessoal de noite”, lembrou.
Neste final de semana, Romildo e os outros marinheiros do clube estão a postos para qualquer problema, já que acontece a 20ª regata JK Iate Clube. A competição faz parte das comemorações do aniversário do ex-presidente Juscelino Kubitschek.
A etapa conta com a presença ilustre do medalhista olímpico Torben Grael, que pela segunda vez, prestigia o evento.
Ventos escassos
Ontem o vento e prejudicou os velejadores. Hoje, eles voltam para a água para realizar a última regata, marcada para às 9h. “Quando somos acionados, temos que resolver”, disse Romildo, torcendo para que de tudo certo no final.
Saiba Mais
Torben Grael tem cinco medalhas olímpicas, duas de ouro (1996/2004), uma de prata (1984) e duas de bronze (1988/2000).
Um dos maiores nomes da modalidade mundial, Torben ainda tem em sua estante de troféus quatro títulos mundiais (três na classe Snipe e um na classe star). Além disso, possui um ouro no pan-americano de Caracas, na Venezuela, (1983) de principais títulos.
Torben Grael é irmão do também campeão mundial e medalhista olímpico na vela, Lars Grael.
Desastres e humor em pauta
Histórias não faltam para os marinheiros do Iate Clube de Brasília. Em uma conversa descontraída, aos poucos foram revelando, sem citar nomes, alguns resgates e “causos” bastante cômicos.
Entre um resgate após um desastrado passeio de lancha para impressionar garotas e outros contos, o marinheiro João, há sete anos no emprego, lembrou de uma queda marcante. “Teve uma vez que o marinheiro estava fazendo uma manobra, enquanto o velejador tentava sair do barco. Ele então escorregou e caiu dentro da água”, lembrou, aos risos.
Entre números
Entre lagoa e terra, números estampavam as camisetas e faixas pelo clube. O Iate está em clima de eleição para a próxima administração. (M.E.P.)