O espanhol Rafael Nadal confirmou seu favoritismo sobre o tcheco Tomas Berdych e se classificou à semifinal do ATP Finals como primeiro colocado do Grupo A do torneio. Mas o líder do ranking mundial sofreu para obter a vitória. Depois de vencer o primeiro set, o tenista ibérico caiu de rendimento e foi atropelado na segunda parcial, mas conseguiu se recuperar para selar o triunfo por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 1/6 e 6/3.
Nadal garantiu a primeira colocação do Grupo A com 100% de aproveitamento graças a três vitórias em três jogos. O outro classificado do grupo foi o suíço Stanislas Wawrinka, que dependia do triunfo do espanhol para avançar de fase já em sua primeira participação no Finals.
O tenista de Lausanne ficou com a segunda colocação do grupo com duas vitórias, sobre Berdych e David Ferrer, e uma derrota, para Rafael Nadal. O tenista tcheco ficou em terceiro com triunfo apenas sobre Ferrer em sua segunda partida no torneio disputado em Londres.
No Grupo B do ATP Finals, o sérvio Novak Djokovic já tem garantida a primeira colocação com duas vitórias em dois jogos e enfrenta o francês Richard Gasquet neste sábado apenas para buscar aproveitamento perfeito. Na semifinal, ele pegará Wawrinka. Já o próximo adversário de Nadal sai do confronto entre Roger Federer e Juan Martin del Potro, que brigam pela última vaga na fase seguinte.