Menu
Mais Esportes

Morre Sergei Belov, destaque de polêmica final entre EUA e URSS

Arquivo Geral

03/10/2013 15h45

Faleceu nesta quinta-feira o russo Sergei Belov, um dos destaques da polêmica decisão entre União Soviética e Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Munique-1972. O ala-armador foi responsável por 20 pontos dos europeus, que contaram com um dos lances mais controversos da história do esporte para baterem os americanos por 51 a 50.

 

Belov tinha 69 anos e era membro do Hall da Fama do basquete e da Federação Internacional de Basquete (Fiba), tendo sido o primeiro atleta de fora dos Estados Unidos a entrar no seleto grupo.

 

Em seu currículo, o russo tinha um ouro e três bronzes olímpicos, dois ouros e um bronze em Mundiais, além de quatro ouros, duas pratas e um bronze em Campeonatos Europeus. Em 1970, foi indicado à premiação de melhor jogador do Mundial daquele ano.

 

A decisão dos Jogos de Munique é considerada uma das partidas mais polêmicas da história do basquete. Após Doug Collins converter um lance livre que deixou os EUA em vantagem por 50 a 49 a três segundos do fim, o técnico da URSS pediu tempo, mas a arbitragem não parou a partida.

 

No momento em que o jogo foi interrompido, o placar marcava apenas um segundo. Após muita discussão, os soviéticos tentaram uma jogada tramada durante a confusão, sem sucesso. Entretanto, neste momento o placar marcava 50 segundos – a organização ainda trabalhava para fazê-lo retornar aos três segundos de antes da paralisação.

 

Quando os americanos já comemoravam, o árbitro mandou voltar a jogada novamente. Desta vez, no entanto, os soviéticos conseguiram marcar dois pontos e ficaram com o título. Como forma de protesto, a seleção dos EUA não subiu ao pódio e jamais recebeu a medalha de prata.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado