Mesmo sem entrar em quadra na última semana, Roger Federer subiu da sétima para a sexta colocação no ranking mundial da ATP após a atualização feita nesta segunda-feira. A melhora do suíço aconteceu graças a Tomas Berdych, que não defendeu o título do ATP 250 de Estocolmo conquistado no último ano e caiu uma posição.
A outra alteração no ranking foi entre o também suíço Stanislas Wawrinka e o francês Jo-Wifried Tsonga. Apesar de chegar à semifinal do ATP 250 de Viena, Tsonga caiu da oitava para a nona colocação e viu Wawrinka ganhar sua posição mesmo sem jogar.
O búlgaro Grigor Dimitrov, que surpreendeu no final de semana e conquistou o primeiro título de sua carreira ao bater o espanhol David Ferrer na final em Estocolmo, alcançou seu melhor ranking ao subir da 28ª para a 22ª posição.
Quem também melhorou foi o holandês Robin Haase, responsável por eliminar Tsonga na semifinal, que subiu 17 posições e agora ocupa o 46º posto.
Enquanto isso, não tiveram alterações na parte de cima da tabela e o top 5 ainda é formado por Rafael Nadal, Novak Djokovic, David Ferrer, Andy Murray e Juan Martin del Potro.