Com desempenhos abaixo do esperado nas últimas competições, Marcelo Melo mais uma vez não conseguiu um bom resultado nesta semana. Ao lado do croata Ivan Dodig, o brasileiro foi eliminados na segunda rodada do ATP 500 de Tóquio ao perder para os austríacos Julian Knowle e Jurgen Melzer, por 6/4, 3/6 e 10/8, nesta quinta-feira.
No último mês, Melo também perdeu na segunda rodada no ATP 250 de Metz, na França, jogando junto com o próprio Knowle, e foi eliminado na estreia do ATP 250 de Kuala Lampur, na Malásia, fazendo parceria com o compatriota André Sá.
Com a eliminação do brasileiro, o torneio de Tóquio fica sem seus principais favoritos. Cabeças de chave 1, os irmãos Bob e Mike Bryan protagonizaram a maior zebra da disputa e foram eliminados logo na estreia.
Enquanto isso, também nesta quinta-feira, os espanhóis Marcel Granollers e Marc Lopez, cabeças de chave 2, perderam para o tcheco Treat Huey e o britânico Dominic Inglot. Classificados, a dupla terá pela frente o indiano Rohan Bopanna e o francês Edouard Roger-Vasselin, quarta dupla mais cotada ao título.