O que já era esperado foi confirmado nesta segunda-feira pelo site da ATP. A dupla formada pelo brasileiro Marcelo Melo e pelo croata Ivan Dodig garantiu sua presença no ATP World Tour Finals, competição que reunirá as oito melhores duplas na temporada, em Londres, em novembro.
A primeira classificação da carreira de Melo vem uma semana depois dele ter alcançado a oitava colocação no ranking mundial de tenistas duplistas, a melhor posição de sua carreira. Na temporada, ele e Dodig alcançaram bons resultados, como a semifinal do Aberto dos Estados Unidos, o vice-campeonato em Wimbledon e o título do Masters 1000 de Xangai.
Há alguns meses, Bruno Soares também já havia garantido sua vaga ao lado do austríaco Alexander Peya. Com a classificação, Bruno e Marcelo repetiram o feito logrado por Carlos Kirmayr e Cássio Motta em 1985 e voltaram a colocar o Brasil com dois representantes no torneio, que antes era chamado de Masters Cup.
Além de Melo/Dodig e Soares/Peya, também já estão classificadas para a competição Bob Bryan/Mike Bryan, Marcel Granollers/Marc Lopez e Leander Paes/Radek Stepanek. Na disputa de simples, estão classificados Rafael Nadal, Novak Djokovic, David Ferrer e Juan Martin del Potro. O britânico Andy Murray, número 3 do mundo, também havia garantido sua classificação, mas já confirmou sua ausência por causa da recuperação de uma lesão nas costas.