A judoca brasileira Mayra Aguiar chegou ao Campeonato Mundial de judô do Rio de Janeiro como líder do ranking mundial e candidata à medalha de ouro, mas acabará lutando pelo bronze. Nesta sexta-feira, ela perdeu o duelo de quartas de final na categoria para atletas com até 78kg para a holandesa Marhinde Verkerk e foi para a repescagem.
Mayra não conseguiu impor seu favoritismo sobre Ververk nas quartas de final, em duelo que ficou sem pontuação até os segundos finais. A brasileira chegou a ter vantagem nos critérios de desempate por ter menos shidos do que sua adversária, mas o cenário se inverteu quando faltavam 40s para o fim e obrigou a local a atuar de forma mais agressiva.
Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, Mayra partiu para cima e deixou espaço para o contragolpe da judoca holandesa, que imobilizou a brasileira e a obrigou desistir do duelo.
Também nesta sexta-feira no Rio de Janeiro, Maria Portela (-70kg) perdeu sua luta de quartas de final para a sul-coreana Ye-Sul Hwang e agora luta na respescagem para obter a medalha de bronze. Já Eduardo Santos, substituto de Tiago Camilo, foi eliminado logo em seu combate de estreia da categoria para atletas com até 90kg.