Depois de perder nas quartas de final, Maria Portela ainda estava no Campeonato Mundial de Judô para disputar a repescagem, mas, na tarde desta sexta-feira, a judoca novamente não conseguiu sair com a vitória e foi eliminada após perder para a francesa Lucie Decosse, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Na categoria médio (70kg), Portela não participou da primeira rodada por ser cabeça de chave. Em sua estreia, ela superou a dinamarquesa Emilie Sook com um wazari a 1min40s do fim. Nas oitavas, ela mostrou superação para vencer a cazaque Dinara Kudarov. Após sofrer um wazari, a judoca garantiu o triunfo com uma imobilização.
Nas quartas de final, a brasileira foi derrotada pela sul-coreana Ye-Sul Hwang. Desapontada com o resultado, a atleta não conseguiu conter a emoção e chorou ainda no tatame.
Nesta tarde, ela iniciou a busca pelo bronze em um duelo longo contra Lucie Decosse. Depois de terminarem com um shidô, as competidoras tiveram que disputar o Golden Score. Na decisão, mesmo muito cansada, a francesa encaixou um belo golpe e venceu por ippon após 3min52s.