A 18ª edição dos Jogos Pan-americanos já tem cidade sede definida. Nesta sexta-feira, a Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), realizou reunião em Toronto, no Canadá, e decretou Lima como palco do evento intercontinental. Esta será a primeira vez que o Peru recebe a competição.
Além de Lima, outras três cidades da América do Sul estavam na disputa para sediar os Jogos: Santiago (Chile), Ciudad Bolívar (Venezuela) e La Punta (Argentina). Entretanto, a capital peruana confirmou o favoritismo e garantiu sua participação em 2019.
A próxima edição dos Jogos Pan-americanos será realizada em Toronto, que superou a concorrência de Lima para sediar o evento em 2015. O Brasil foi palco da competição em duas oportunidades, sendo a primeira delas em São Paulo, em 1963, e a última no Rio de Janeiro, em 2007. Guadalajara, no México, recebeu os competidores em 2011.
Ao contrário do que ocorre em edições dos Jogos Olímpicos, o Brasil costuma figurar entre as principais potências no Pan-americano. O País aparece em quarto na lista de maiores vencedores da competição, ficando atrás de Estados Unidos, Cuba e Canadá. Ao todo, são 1.064 medalhas de atletas nacionais (287 de ouro, 318 de prata e 459 de bronze).