A nadadora brasileira Joanna Maranhão garantiu nesta quarta-feira índice para disputar os 400m medley no Mundial de Barcelona-2013 durante o Troféu Maria Lenk. Mas em vez de apenas comemorar, ela utilizou o momento para desabafar, fazendo sérias críticas à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e revelando que quase abandonou o esporte na temporada passada.
Joanna disputou seu primeiro Mundial de Esportes Aquáticos em 2003, na mesma cidade que recebe a edição deste ano do evento. Ela garantiu sua vaga ao nadar os 400m medley com o tempo de 4min43s70 nas eliminatórias do Maria Lenk, na manhã desta quarta-feira.
“Apesar do momento ser de felicidade e euforia em saber que 10 anos após meu primeiro Mundial (2003 em Barcelona), estarei lá novamente entre as melhores do mundo, não posso deixar de dizer que é possível ser atleta de alto rendimento no Brasil sem se vender, se curvar diante de absurdos, pensar somente em si e fazer propaganda enganosa de uma Confederação que não ajuda o esporte a crescer como um todo”, escreveu a atleta em seu Facebook.
A CBDA é presidida por Coaracy Nunes desde 1988. No início de março, ele foi reeleito por aclamação para novo mandato até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
“Quase parei de nadar no ano passado, quase. Mais uma vez com apoio dos ‘anjos’ na Terra que tenho ao meu lado, tentei mais uma vez. Não irei me calar, não irei fingir que tenho estrutura ideal. Não quero dinheiro só pra mim, quero uma natação mais justa, uma natação que cresce junta. Portanto, muda CBDA”, diz o texto da atleta pernambucana.