O Memphis Grizzlies alcançou as semifinais da Conferência Oeste da NBA pela terceira vez nos últimos cinco anos. Na madrugada desta quinta-feira, o time do Tennessee venceu o Portland Trail Blazers por 99 a 93, em casa, e fez 4 a 1 na série melhor de sete jogos, avançando para enfrentar a equipe de melhor campanha geral da liga, o Golden State Warriors.
Quinto melhor time do Oeste na temporada regular, o Memphis inicia a série contra os Warriors neste domingo, às 16h30 (de Brasília), em Golden State. Na parte de baixo da chave, o Houston Rockets aguarda o vencedor do embate entre San Antonio Spurs e Los Angeles Clippers – o time texano lidera por 3 a 2.
Os primeiros 12 minutos de jogo foram marcados pelo equilíbrio e terminaram com o empate por 20 a 20. No segundo quarto, porém, o time da casa aproveitou o apoio da torcida para sair ao intervalo com sete pontos de vantagem (46 a 39).
Jogando a vida na temporada 2014/2015, o Portland Trail Blazers não se acanhou no terceiro período e partiu para cima dos mandantes. E deu certo: diminuiu a diferença para apenas dois tentos (68 a 66). Nos últimos 12 minutos, os Grizzlies voltaram a impor um ritmo mais intenso e, liderados por Marc Gasol e Zach Randolph, sacramentaram a vitória e a classificação, abrindo mais quatro pontos de vantagem.
O cestinha do confronto foi CJ McCollum, dos Blazers, com 33 acertos. Ainda pela franquia do Oregon, Damian Lillard também merece registro, já que anotou 22 pontos, seis rebotes e três assistências. LaMarcus Aldridge saiu de quadra com 14 tentos, nove rebotes e apenas um passe para cesta.
Ofensivamente, Marc Gasol e Courtney Lee foram os principais destaques do Memphis Grizzlies, com 26 e 20 pontos, respectivamente. O primeiro ainda apanhou 14 rebotes. Outro que saiu aplaudido de quadra foi o ala Zach Randolph, que marcou 16 tentos, pegou oito rebotes e serviu duas vezes.