Mesmo sem grandes campanhas nas últimas competições, David Ferrer reassumiu a terceira colocação do ranking mundial com a atualização feita nesta segunda-feira. Após chegar à sua melhor colocação no dia 8 de julho, o espanhol saiu do top 3 no dia 12 de agosto, quando viu o britânico Andy Murray subir uma posição.
Na última semana, Ferrer mais uma vez teve uma um desempenho bem abaixo do esperado e foi eliminado nas oitavas de final do Masters 1000 de Xangai. Apesar da eliminação precoce, ele ultrapassou Murray, já que o britânico não participou do torneio por causa de uma lesão nas costas.
Campeão em Xangai, Novak Djokovic continua na segunda colocação, com 11.120 pontos, 400 a menos do que Rafael Nadal. Logo atrás de Murray, Juan Martin Del Potro, vice-campeão no torneio chinês, completa o top 5.
A outra mudança no top 10 aconteceu na oitava colocação, que voltou a ser ocupada por Jo-Wifried Tsonga. Recuperado de uma lesão, o francês conseguiu dois bons resultados nas últimas três competições que disputou e voltou ao oitavo lugar, fazendo o suíço Stanislas Wawrinka cair uma posição e chegar à nona colocação
A maior alteração entre os 50 melhores tenistas do mundo foi do também francês Gael Monfils. Eliminado nas quartas de final em Xangai, o tenista se destacou ao eliminar Roger Federer nas oitavas. Com a campanha, ele subiu 11 posições e agora ocupa o 31º posto, seu melhor ranking na temporada.