O suíço Roger Federer enfim conseguiu sua vingança sobre o argentino Juan Martin Del Potro, que o derrotou na final do ATP 500 da Basileia por dois anos consecutivos. Nesta sexta-feira, o ex-líder do ranking mundial superou o tenista sul-americano por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 6/3, e avançou à semifinal do Masters 1000 de Paris.
Federer havia perdido os últimos três duelos diante de Del Potro, nas finais de 2012 e 2013 do ATP 500 da Basileia, torneio disputado em sua cidade natal, e no ATP Finals de Londres da temporada passada.
Nesta sexta-feira, no entanto, o suíço conseguiu fazer valer sua vantagem no retrospecto total do confronto direto e anotou sua 14ª vitória sobre o tenista de Tandil em 19 duelos entre eles pelo circuito profissional.
Na semifinal em Paris, Federer terá pela frente o sérvio Novak Djokovic, que nesta sexta-feira superou o também suíço Stanislas Wawrinka por 2 sets a 0. Eles se enfrentaram 29 vezes no circuito, com 16 vitórias de Federer, e 13 de Djokovic. Curiosamente, este será o primeiro duelo entre eles em 2013.