A torcida suíça ficou apreensiva nesta quarta-feira durante a principal partida do ATP 500 da Basileia. O local Roger Federer, pentacampeão do torneio, começou mal o jogo contra o uzbeque Denis Istomin e chegou a perder o primeiro set, mas logo tranquilizou os espectadores acertando seu jogo e garantiu a vitória de virada por 2 a 1 , parciais de 4/6, 6/3 e 6/2, em 1h51min.
Com a vitória desta quarta-feira, Federer avança às quartas de final do torneio disputado em sua cidade natal e deve ganhar um dia de descanso antes de voltar às quadras. Seu próximo adversário sai do jogo do ucraniano Alexandr Dolgopolov com o vencedor do embate entre o tcheco Radek Stepanek e o búlgaro Grigor Dimitrov, que entram em quadra ainda nesta quarta-feira.
Apesar de favorito da torcida, o tenista suíço não chegou como principal cabeça de chave ao torneio na Basileia em 2013. O cargo cabe ao argentino Juan Martin Del Potro, que nesta quarta-feira fez sua estreia na competição. Ele teve pela frente o local Henri Laaksonen, convidado da organização, e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4.
Na segunda rodada, Del Potro enfrenta o carismático cipriota Marcos Baghdatis, que passou pelo qualifier alemão Benjamin Becker, com 7/6 (10-8) e 6/1. Eles já se enfrentaram cinco vezes pelo circuito profissional, com vantagem para o sul-americano no retrospecto graças a três triunfos. O último encontro ocorreu no ATP 500 de Tóquio deste ano, com vitória do tenista de Tandil.