Longe de estar em sua melhor fase, Roger Federer chegou à semifinal do ATP 500 da Basileia, na Suíça, nesta sexta-feira, ao bater o búlgaro Grigor Dimitrov, em dois sets, com parciais de 6/7 e 7-6 (7-2), após 1h33. Com o resultado, o tenista voltará a jogar uma semi após três meses, já que a última vez foi no ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha, em julho.
Na próxima fase, o número 6 do mundo enfrentará o canadense Vasek Pospisil, que bateu o croata Ivan Dodig. Caso passe pelo canadense, ele voltará a uma final depois de quatro meses. Além de quebrar sequências ruins, o resultado também fez Federer se aproximar ainda mais de uma vaga no ATP Finals, torneio que reunirá os oito melhores tenistas da temporada.
Detentor de cinco títulos na Basileia, o suíço espera o alcançar o hexa para conquistar o troféu de campeão pela terceira vez na temporada. Na partida, ele quase foi surpreendido no segundo ponto, mas conseguiu cinco break-points para confirmar o serviço. Na sequência, o cabeça de chave número 3 se recuperou e conseguiu duas quebras no final para fechar o set.
Na segunda parcial, Federer não teve a mesma sorte do início e acabou sofrendo a quebra no terceiro game. Com a desvantagem, o tenista teve que salvar três set-points de Pospisil antes de também conseguir uma quebra e empatar o duelo. Após a reação, o sexto colocado no ranking jogou bem no tie-break para confirmar a classificação à semifinal.